segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ano Escolar Arranca em Valença com Mais Apoios aos Jovens e às Famílias

Valença arranca o ano escolar com um reforço das medidas de apoio aos jovens alunos e às famílias, destacando-se o número e valor das bolsas de estudo no ensino superior, bem como a ampliação do alcance dos passes escolares aos alunos do Secundário.
Bolsas de estudo, manuais, passes, transportes, cantinas, prolongamento de horários, extra-curriculares e natação são algumas das medidas de apoio que a Câmara Municipal de Valença tomou para este ano letivo, o ano que contará com mais apoios autárquicos.
O ano letivo 2015/16 contará com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo da Câmara Municipal, nomeadamente as disciplinas de inglês, atividade física e desportiva  e música.  As atividades de inglês destinam-se aos alunos do 1º, 2º e 4º ano, as atividades musicais  aos alunos do 3º ano e a atividade física abrange o 1º, 2º, 3º e 4º ano.  Estas atividades são gratuitas e arrancam a 28 de setembro.
A autarquia valenciana irá proporcionar, ainda, prolongamentos de horário nos Jardins-de-Infância, entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais. Uma medida de apoio complementar que pretende enriquecer os alunos mais jovens bem como facilitar os horários aos encarregados de educação. O pré-escolar contará, também, com aulas de natação, para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia.
Os serviços de refeições e transportes escolares serão assegurados, também, pela Câmara Municipal. Este ano Valença foi mais longe do que a lei e oferece passes escolares aos alunos do Secundário com aproveitamento escolar que pertençam aos  escalões A ou B. 
Medidas complementadas, ainda, com a oferta ou comparticipação  dos manuais escolares, aos alunos do primeiro e segundo ciclo, desafogando a pressão financeira sobre as famílias. Na Biblioteca Municipal decorre, ainda, o programa Dar de Volta de troca de manuais escolares usados, numa estreita parceria com o Agrupamento de Escolas.
As Bolsas de Estudo passaram em 2015 de 38 para para 69 e para o ano letivo 2015 / 2016 a autarquia contemplou um reforço financeiro desta área de apoio.
O ano escolar de 2015 / 2016 contará nas escolas valencianas, de ensino público oficial, com 458 alunos no 1º ciclo e 296 no pré-escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário