domingo, 27 de setembro de 2015

Valença na Rota dos Caminhos de Fátima

Nos últimos tempos são muitos os peregrinos que passam por Valença a caminho de Fátima utilizando o percurso dos Caminhos de Santiago. O Albergue de São Teotónio, em Valença, guarda o testemunho e as memórias dessas passagens.
Guiados pelas setas azuis o percurso segue o mesmo dos Caminhos de Santiago, mas em sentido inverso.
São caminhos para peregrinos que a pé se dirigem a Fátima evitando as estradas de grande tráfego automóvel em favor de caminhos de terra ou, se estes não estiverem acessíveis, pequenas estradas rurais com pouco tráfego.
De Valença o percurso segue por Paredes de Coura, Ponte de Lima, Barcelos, Porto e Coimbra, entre muitas outras localidades. 
Assim, ao Caminho do Tejo, que liga Lisboa a Fátima ao longo dos seus cerca de 140 quilómetros, juntam-se agora mais cerca de 300 quilómetros sinalizados com as setas azuis que indicam o sentido de Fátima, desde Valença.
A marcação deste percurso foi levada a cabo pelo Centro Nacional de Cultura, cuja iniciativa pioneira na sinalização dos Caminhos de Fátima é reconhecida não só pelo Santuário de Fátima como por todos os que se interessam por ajudar os peregrinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário