sábado, 27 de agosto de 2016

Paragem em Valença do Comboio Porto – Vigo Dinamiza Economia Local e Regional

A Câmara Municipal de Valença congratula-se com o sucesso do Comboio Celta, ligação Porto / Vigo, com paragem em Valença, que nos últimos anos conseguiu ter um aumento de passageiros superior a 155%.
Os resultados da exploração desta ligação internacional e da paragem em Valença vem dar razão à legitimidade e à justiça da luta então travada pela manutenção desta ligação e paragem em Valença que é vital para o desenvolvimento económico da Euro-região.
Os números da exploração agora revelados pela RENFE dão, ainda, mais força à necessidade de concretizar, pelo Governo Português, dentro dos timings acordados, a tão desejada modernização da linha do Minho até Valença. Uma reivindicação antiga absolutamente necessária para a melhoria dos serviços de comboio à população do Alto Minho.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Valença, desenvolveu um conjunto de negociações com o governo português e espanhol e as entidades ferroviárias dos dois países, primeiro para a manutenção da ligação internacional e posteriormente para a conquista de uma paragem para passageiros em Valença.
Graças à luta da autarquia valenciana foi então possível transformar a paragem técnica de Comboio Celta, em paragem para passageiros, beneficiando todo o Vale do Minho português e o Baixo Miño galego.
Jorge Mendes, Presidente da Câmara, manifesta o seu regozijo pelo alcance destes resultados de exploração e aponta que a modernização da linha do Minho até Valença é o passo, agora necessária, para a potencialização de uma infra-estrutura de comunicação vital à euro-região.

Sem comentários:

Enviar um comentário