terça-feira, 16 de agosto de 2016

TRILHO DO CARVOEIRO

Os Vinhedos, as casas graníticas e os velhos moinhos. Com a distância de 7,8 Km's é um percurso paisagístico-cultural que se desenvolve nas freguesias de  Boivão e Gondomil.
     O ponto de partida é a Igreja Matriz de Boivão, sendo o tempo estimado do percurso de 3h30.
    O primeiro ponto é a Igreja Matriz de Boivão consagrada a Santiago, uma veneração ao apóstolo que pode ser sentida, também, na passagem pela Quinta Velha onde até ao século XVII estava a primitiva igreja. Terra de pedreiras, há séculos que o granito faz parte da paisagem com as casas rústicas, os postes das latadas de vinha, os muros das propriedades ou os velhos caminhos com as gastas lajes graníticas.
    O Trilho da Carvoeira é um percurso marcado por uma mão cheia de lendas e tradições, com especial destaque para a da Princesa de Boivão, celebrada pelo escritor Alberto Pimental, a Truta da Rainha, a do Penedo da Fontanela e das Pegadas de Nossa Senhora.
    Esta é uma oportunidade para apreciar a cultura, o património e as paisagens do antigo concelho de Fraião e Couto Monástico de Sanfins, de que Boivão e Sanfins fizeram parte.
    Trata-se de um percurso de pequena rota, de características paisagístico-cultural grau de dificuldade fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário