sábado, 25 de maio de 2013

Câmara Recupera Fontes da Fortaleza Valença Valoriza Património

A Câmara Municipal de Valença continua a recuperar e conservar o património valenciano. Depois da recuperação recente dos edificios da Assembleia e Liga dos Combatentes que dentro semanas serão inaugurados com novas funções, bem como as antigas escolas primárias, aposta agora na recuperação das fontes do Centro Histórico.
De momento decorre uma intervenção na Fonte do Recreio, na encosta norte da Fortaleza, junto à avenida de Espanha. A intervenção inclui a recuperação dos muros de protecção, bancos descanso em pedra, das canalizações de água, bem como a criação de um acesso, a partir da avenida de Espanha.
A Fonte do Recreio, também conhecida por fonte das Barracas, data de 1822 e há muitas décadas que se encontrava abandonada e sem aproveitamento. Trata-se de uma fonte secular, com tanque e muros de protecção e bancos de descanso incrustados envolventes.
A Câmara Municipal, para além desta intervenção já recuperou a Fonte da Vila, a Fonte da Raposeira, bem como mais duas fontes, na estrada da Raposeira, que circunda a parte sudoeste da Fortaleza. Em programação está , também, a recuperação da Fonte São Sebastião, na encosta sul da Fortaleza, na avenida dos Bombeiros Voluntários e a Fonte Cristelo na avenida dos Combatentes.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença "Esta é uma aposta na recuperação e valorização do património do conjunto histórico da Fortaleza de Valença e mais um contributo fundamental para a sua potencialização, afirmação e concretização do objetivo de ser classificada como Património de Interesse Cultural para a Humanidade, junto da UNESCO".

Sem comentários:

Enviar um comentário