sábado, 25 de maio de 2013

Valença Promove a sua História As Invasões Francesas em Exposição

"No Trilhos dos Franceses: a IIª Invasão" é a exposição que evoca os 204 anos das invasões francesas em Portugal, presente ao público no Núcleo Museológico de Valença, até 15 de setembro.
Uma mostra que pretende promover a cultura e dar a conhecer, aos valencianos, os momentos marcantes da sua história. Esta mostra enquadra-se no conjunto de exposições temáticas, visitas guiadas, conferencias e recriações históricas que abordam os momentos da história de Valença e que pretendem afirmar a Fortaleza como um autentico museu vivo.
Peças de armaria, equipamentos e artefactos militares, nomeadamente, espingardas, baionetas, polvorinhos, pistolas de cavalaria de pederneira, espadas, sabres, adagas, forquilhas e muitos outros objetos contam a história das invasões francesas em Valença. Um conjunto de 67 molduras apresentam cartografia e pinturas representativas das incursões francesas e da resistência militar e popular portuguesa. 83 miniaturas representam os soldados da época, portugueses, franceses e ingleses. Uma réplica, à escala, do bombardeamento das Portas do Sol, da Fortaleza de Valença, completa esta mostra.
A história dos assédios das tropas francesas à Praça-Forte, a partir de Tui, com bombardeamentos, o cerco a 9 de Abril de 1809, a capitulação da praça a 10 de Abril de 1809 e a saída do exercito francês a 17 de abril de 1809, com a destruição das Porta do Sol e respetiva cortina e da porta do revelim que a cobria (Portas de Santiago) são relembrados nesta exposição. Valença recorda uma história com 204 anos, ainda no presente no imaginário popular da região. Esta é uma oportunidade para conhecer os principais momentos, os percursos, as batalhas, os antecedentes da invasão e os oito dias da ocupação de Valença, as incursões nas freguesias para eliminar focos de resistência, a pressão militar, a vida da Praça ocupada e a defesa inteligente do Governador da Praça de Valença, Custódio César de Faria.
A organização da exposição está a cargo do Museu Militar do Porto.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença "Promover a história de Valença é dar a oportunidade aos valencianos de conhecerem melhor as suas raizes, a nossa terra e o que nos diferencia como povo"

Sem comentários:

Enviar um comentário