sábado, 25 de maio de 2013

Sabores Serranos – As Delícias e a Pega do Porco Feira Gastronómica em São Julião - Valença

A Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Julião promovem a terceira edição da Feira Gastronómica "Sabores Serranos – As Delícias do Porco", no fim de semana de 25 e 26 de maio, no Parque de São Sebastião, na freguesia valenciana de São Julião.
Os sabores genuínos da carne de porco, como os enchidos, o presunto, o arroz de sarrabulho, o bolo do tacho, as belouras, o leitão e a orelha de porco, acompanhado da tradicional broa, do caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, bem como da doçaria tradicional e dos bons vinhos verdes locais. Dois dias em que será possível petiscar, comprar, apreciar e deliciar-se com vários pratos tradicionais.
Do programa de animação do evento destaca-se a Pega do Porco, na lama, no dia 26 de maio, domingo, a partir das 17h00. Um recinto fechado, completamente enlameado e com porcos bravos convidará as várias equipas a demonstrar a sua destreza em agarrar o animal. Cada equipa será constituída por dois jogadores, podendo ser masculina ou feminina. Ganha a equipa que conseguir agarrar o porco no melhor tempo. Do programa de animação constam, ainda, as tocatas de concertina, desgarradas e cantares ao desafio, bem como a atuação dos grupos Irmãos e Amigos e Cantares do Campo. 
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de São Julião com o apoio da Comissão de Festas de São Sebastião e Rancho Folclórico de São Julião.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença "Os Sabores Serranos são um exemplo do dinamismo das freguesias valencianas no aproveitamento e potencialização dos seus recursos".

Sem comentários:

Enviar um comentário