A primeira fase do C.I.L.- Centro de Inovação e Logística de Valença, na Quinta da Mota, deverá estar concluída até ao verão. A obra decorre a bom ritmo de execução sendo já visível o aspeto das estruturas finais que darão corpo às áreas verdes, de lazer e de estacionamento do C.I.L.. Em breve espera-se o avanço da 2ª fase de obra.
Um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas sentadas, um espelho de água, uma pista de manutenção, um campo desportivo multiusos e várias praças são algumas das grandes marcas desta primeira fase. Faixas de estacionamento na avenida Pinto da Mota e rua dos Seixos, com capacidade para 300 viaturas servirão de apoio ao C.I.L. e ao parque são já bem visíveis.
Em breve espera-se o avanço da obra de construção do edifício central do C.I.L., correspondente à 2ª fase de obra, que vai agregar, num só espaço, o campus da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, o Centro de Divulgação de Ciência, o Centro de Formação Autárquico (CFAut), um Ninho de Empresas e o Centro de Apoio às Atividades Empresariais da Região.
A primeira fase implicou um investimento de 743 mil euros sendo o valor global de investimento previsto de 6 milhões de euros. Este é o maior investimento de sempre realizado no concelho de Valença, de uma só vez e um estimulo fundamental que o Estado dá à sociedade, desta região transfronteiriça, na conjuntura atual.
A obra é financiada pelo Eixo Prioritário III, do Programa Operacional Regional, ON.2.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, considera "Este é um grande projeto, fundamental para Valença e que terá efeitos alavanca na dinamização da economia e da sociedade do concelho e região. Esta é uma aposta clara na educação, nas novas gerações e numa Valença mais capacitada para enfrentar os desafios do futuro".
Sem comentários:
Enviar um comentário