terça-feira, 14 de maio de 2013

Recriação Histórica da Invasão Francesa em Valença


A Fortaleza de Valença vai reviver um dos seus momentos históricos com a recriação das invasões francesas, sábado, 18 de maio, às 21h30, com a participação de uma centena de figurantes. Uma visita guiada original, orientada pelo povo  valenciano de 1809, com lanternas, percorrerá os momentos e os espaços que marcaram a invasão francesa da Fortaleza.
O percurso começa, às 21h30, nas Portas do Sol e incluirá a recriação dos assédios à Praça, a partir de Tui, o cerco (9 de Abril de 1809) e a capitulação (10 de Abril de 1809) e a saída do exercito francês (17 de abril de 1809), com a destruição das Porta do Sol e respetiva cortina e da porta do revelim que a cobria (Portas de Santiago).
A visita percorrerá a história e as estórias dos antecedentes da invasão e os oito dias da ocupação, retratando as incursões nas freguesias do concelho para eliminar focos de resistência, as escaramuças, a pressão militar, a vida da Praça ocupada, com os assaltos à Câmara Municipal e às igrejas, com o roubo de ouro, prata, relíquias e viveres e a defesa inteligente do Governador da Praça de Valença, Custódio César de Faria. Ao longo do percurso os pormenores mais curiosos da vida e vivências da Praça, nessa época, serão retratados pelos guias da visita. Está programada a recriação histórica do assalto à Câmara Municipal pelas tropas francesas.
A recriação histórica contará com mais de uma centena de figurantes que retratarão o exército francês, os soldados portuguesas da Praça, o povo, o clero e a administração. A recriação estará a cargo dos participantes na “Operação Forte”, funcionários municipais e elementos do Rancho Infantil de Friestas e do Grupo “Camponeses Minhotos” de Cerdal, bem como populares que se quiseram associar a este evento.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Estas visitas guiadas temáticas são uma oportunidade única para sentir de perto a secular história desta joia patrimonial que é a Fortaleza de Valença”

Sem comentários:

Enviar um comentário