terça-feira, 13 de maio de 2014

XIII Conferências de Valença

Pensamos que o mundo está a mudar. Acreditamos que a Europa está a mudar. E queremos que Portugal esteja a mudar. Para melhor. Por isso, mantendo a tradição de abordar temas onde possamos contribuir para o debate e fazer a diferença, este ano escolhemos a Mudança” refere João Paulo Vieito, Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana [ESCE-IPVC] a propósito das Conferências de Valença que se realizam já esta quarta-feira, 14 de maio.
A XIII edição vem oferecer ao seu público - profissionais e estudantes – “a experiência única de ouvirem de viva voz alguns dos mais destacados protagonistas da comunicação social regional, criando uma plataforma única de debate aberto e franco”, afirma ainda o Diretor.
“O nosso objetivo consiste em analisar e debater as brisas de mudança que se começam a sentir no panorama económico e social do País e perceber como é que as empresas e os meios de comunicação social - de natureza local e regional - contribuem para a divulgação e consolidação da tão esperada retoma” explica João Paulo Vieito.
“São ainda apenas brisas, mas merecem a sua e a nossa atenção. Porquê?” questiona João Paulo Vieito, antecipando a desde logo a resposta “Porque como muitos já constataram existe uma grande virtude em prever as consequências da mudança, mas sobretudo uma enorme inteligência na capacidade de a ela nos adaptarmos”, considera o Diretor da ESCE-IPVC.
Assim, Paulo Nunes de Almeida da AEP, Júlio Magalhães do Porto Canal, João Peixoto Sousa do Vida Económica, Barroso da Fonte, figura de referência da imprensa regional são já presenças garantidas “num evento que todos os anos coloca Valença no centro dos debates que valem a pena e fazem pensar” sublinha João Paulo Vieito.
A iniciativa conta com as presenças de Jorge Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Carlos Rodrigues, Vice-Presidente do IPVC, e João Paulo Vieito, Diretor da ESCE-IPVC, na Sessão de Abertura programada para as 10h00.
A moderação das diferentes Conferências, sob o tema central “As Empresas e os Meios de Comunicação como Agentes da Mudança” estará a cargo de João Luís de Sousa, Diretor do Jornal Vida Económica.
“O papel das associações empresariais no apoio ao desenvolvimento da economia” será o tema em análise a partir das 11h00, com Paulo Nunes de Almeida, Vice-Presidente da AEP.
Júlio Magalhães, Jornalista e Diretor do Porto Canal, será o “Senhor” que se segue, com a abordagem do tema “O papel da comunicação social de proximidade na afirmação da economia das regiões”, às 11h30.
As 12h00 serão dedicadas ao tema “A importância dos meios de comunicação social regionais na afirmação da economia local”, protagonizado por Barroso da Fonte, Jornalista, Poeta e Escritor, atualmente Diretor das Revistas Poetas e Trovadores e Gil Vicente.
No final da manhã, e após a intervenção dos vários oradores convidados, será aberto um espaço para o debate (12h30).
Já da parte da tarde, decorrerá o encerramento da 4.ª Edição do Jogo de Gestão Interescolas e a entrega dos certificados de participação, com início agendado para as 14h30.
A Escola Superior de Ciências Empresariais conta com a sua presença. E com a sua força de mudança.
Entrada livre, sujeita a inscrição prévia: bfernandes@esce.ipvc.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário