quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Professor da ESCE Valença publica artigo em revista cientifica internacional

Luís Barreto, Docente e Subdiretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sedeada em Valença, acaba de ver um artigo da sua autoria publicado numa revista científica internacional especializada em novas tecnologias, o "Journal of Computer Networks and Communications". Sob o tema XCP-Winf and RCP-Winf: Improving Explicit Wireless Congestion Control, e com cerca de 18 páginas, Luís Barreto foca a sua temática nas redes wireless e nos problemas inerentes à tecnologia que têm vindo a emergir desde a sua existência.
Segundo o Investigador “o controlo de congestionamento em redes sem fios é fortemente dependente da dinâmica e instabilidade das ligações sem fios. Portanto, é muito difícil de avaliar com precisão as características das ligações sem fios”.
Luís Barreto adianta ainda que “se sabe que a TCP  – Transmission Control Protocol - experimenta sérios problemas de degradação de desempenho em redes sem fios. Além disso, os mecanismos de controlo de congestionamento que dependem de interação em rede e parâmetros, como XCP - Explicit  Congestion Control Protocol - e RCP - Rate Control Protocol, não avaliam com precisão a capacidade e ligação de banda disponível naquelas redes” considera ainda.
A propósito da temática abordada, o autor explica: “neste trabalho, propomos novos protocolos de controlo de fluxo explícito para as redes em malha sem fio, com base em XCP e RCP. Chamamos esses protocolos XCP-Winf e RCP-Winf. Eles contam com as informações da camada MAC - Medium Access Control - reunidos por um novo método para estimar com precisão a largura de banda disponível e da capacidade caminho ao longo de um caminho de rede sem fios”.
“A estimativa é executada em tempo real e sem a necessidade de injetar de forma “intrusa” pacotes na rede”, considera ainda. “Esses novos mecanismos de controlo de congestionamento são avaliados em diferentes cenários em malha sem fio e redes ad hoc e comparados com várias novas abordagens para o controlo de congestionamento wireless” explica o autor.
“Mostra-se que tanto XCP-Winf e RCP-Winf vêm superar as abordagens avaliadas, demonstrando o seu comportamento estável e um melhor aproveitamento e utilização do canal”, conclui Luís Barreto no seu abstract.
Recorde-se que o Docente do IPVC foi em janeiro de 2014 convidado a assumir o cargo de editor do jornal internacional “Network Protocols and Algorithms”, uma função que desempenha desde então com contornos de relevo mundial e que surgiu na sequência de uma sua apresentação numa Conferência que decorreu no Japão, a “IEEE International Conference on Communications ICC2011”, com o artigo “XCP-Winf and RCP-Winf: Congestion Control Techniques For Wireless Mesh Networks”, em Kyoto.

Sem comentários:

Enviar um comentário