Valença celebra o Feriado Municipal, quarta-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio e dos Valencianos. Na sessão solene serão homenageados o antigo cônsul de Espanha na cidade e a sociedade Xacobeo - dinamizadora dos Caminhos de Santiago.
O Feriado Municipal evoca São Teotónio, nascido em Valença e primeiro santo português, um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento meritório das instituições e personalidades dinamizadores e de projeção da cidade.
Os homenageados vão receber a Medalha de Mérito Municipal pelos contributos que deram à cidade.
O Cônsul José Luís Pardiña, enquanto representante do estado espanhol na cidade de Valença, durante 33 anos, deu um contributo fundamental, não só para o acompanhamento e acolhimento da comunidade espanhola que por cá reside ou nos visita, mas, também, e sobretudo no estreitamente de laços entre as duas margens do rio Minho que deu origem a uma Eurocidade.
A Sociedade Xacobeo, desde 1994, mantém uma parceria com a Câmara de Valença na investigação, promoção e dinamização dos Caminhos de Santiago. Uma parceria com mais de 20 anos que tem proporcionado a recuperação dos Caminhos de Santiago como um dos grandes referentes de Valença. Hoje, passam pela cidade, a caminho de Santiago, mais de 30 mil peregrinos ano, sendo fator de dinamização económica, cultural e social do concelho.
As cerimónias oficiais decorrerão a 18 de fevereiro, quarta-feira, às 11h00 na Junta de Ganfei, antecedidas da eucaristia, este ano, no Convento de Ganfei, às 9h30. Nove dias de atividades, entre 13 e 22 de fevereiro, em Ganfei e pelo concelho vão proporcionar trilhos, concertos, teatro, feira de artesanato e visita do Bispo da Diocese.
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Este é o dia de Valença e da identidade valenciana, uma oportunidade para reconhecer quem, com mérito, tem dado contributos valiosos à dinamização da sociedade local e à afirmação de Valença na região e no mundo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário