terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Valença Requalifica Infra-estruturas de Apoio ao Turismo

A Fortaleza de Valença tem já as três principais portas de acesso requalificadas, após a conclusão da intervenção nos Fossos das Portas do Meio,  reforçando as infra-estruturas de apoio e acolhimento ao turismo.
  Os acessos às Portas de Santo António já estão requalificados proporcionando nova funcionalidade, numa das principais portas de entrada na Fortaleza, que se encontrava descaracterizada e com estacionamento desordenado. O acesso à Fortaleza faz-se agora por novos corredores para peões, em lajeado de granito, demarcado das áreas de estacionamento, proporcionando mais segurança e conforto para quem visita a Fortaleza. Esta intervenção segue a traça da requalificação desenvolvida intra-muros.
A obra decorreu desde a avenida de Cristelo até às Portas Santo António e Portas do Meio, desenvolvendo-se também até aos limites do antigo Campo de Ténis, no topo sul do Baluarte de Santo António. Esta empreitada foi financiada pelo FEDER, em 85%. 
A autarquia está a preparar, também, uma nova intervenção no espaço de modo a proporcionar uma iluminação monumental que realce os detalhes dos muros da fortificação.
Valença passa a ter, na área extra-muros da Fortaleza, uma nova área de estacionamento ordenado para ligeiros, reforçando as infra-estruturas de apoio ao turismo. Para os autocarros de turismo a autarquia criou recentemente uma área de carga / descarga junto às Portas do Sol, de apoio à área de estacionamento, para estes veículos, nas Cortinas de São Francisco.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes “Estamos satisfeitos por ter concluído uma obra, após muitos anos de negociação com os Monumentos Nacionais, mas gostava que se tivesse cumprido o prazo de execução. É importante que as obras municipais sejam úteis para os munícipes, que cumpram o prazo de execução, que não derrapem financeiramente e que sejam de qualidade” .

Sem comentários:

Enviar um comentário