O Auditório de Verdoejo recebeu a projeção do documentário "Contra_bando", sábado, 31 de janeiro. Uma iniciativa no âmbito da descentralização cultural que a Câmara Municipal tem promovido nos últimos anos.
Esta foi uma oportunidade para avivar muitas estórias do Contrabando e Trapiche de Valença. O documentário foi produzido a partir da peça de teatro, com o mesmo nome, da companhia "Comédias do Minho".
O Contrabando e o Trapiche foram atividades de sobrevivência dos homens e mulheres de Valença, proporcionados pela condição de fronteira. Durante séculos foram a grande fonte de sobrevivência de muitas famílias valencianas ficando para sempre na memória coletiva desta comunidade.
A apresentação do documentário "Contra_bando" associou-se às atividades recentes promovidas, em Valença, pela Companhia Comédias do Minho como o espetáculo oficina de dança "Miocárdio", as performances musicais "Odisseia Sonora" ou a ação de formação dos agentes culturais locais em expressão dramática.
A descentralização cultural, com iniciativas de qualidade, leva a cultura ás freguesias, ficando assim acessível a mais valencianos. Os espetáculos teatrais, os certames gastronómicos, com os seus suportes culturais, como os "Sabores da Lampreia", Sabores Serranos", "Sabores do Anho", são alguns exemplos.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes " Valença é um projeto coletivo feito por todos. A cultura não é exceção, tem de estar acessível a todos".
Sem comentários:
Enviar um comentário