A Câmara Municipal de Valença está a executar uma intervenção de requalificação / valorização dos espaços envolventes às Portas Açougue, na Fortaleza.
A intervenção vai respeitar a autenticidade dos espaços das Portas do Açougue e dos achados arqueológicos. Uma intervenção que dada a sua complexidade só foi possível realizar neste momento, rematando a requalificação da parte oeste do Recinto Magistral da Fortaleza.
A intervenção vai tornar visível os vestígios arqueológicos que remontam ao período pré-romano e romano resultantes das escavações arqueológicas realizadas no local aquando da preparação da 3ª fase de requalificação da Fortaleza.
Uma escadaria em lajes de pedra, que daria acesso ao primitivo recinto fortificado, junto às atuais Portas do Açougue, ou Afonsinas é o testemunho mais antigo e visível deste sitio arqueológico. As escavações realizadas no local revelaram, também, um conjunto de ânforas romanas, pesos e outros objetos cerâmicos que vieram proporcionar uma importante leitura sobre as primeiras origens do recinto fortificado de Valença.
A esta intervenção junta-se a intervenção nos muros do Cavaleiro, junto ao Baluarte da Esperança e no fosso nascente das Portas do Meio. Um conjunto de intervenções que pretendem requalificar, dignificar e colocar em valor a riqueza patrimonial da Fortaleza de Valença candidata a Património de Interesse Cultural para a Humanidade junto da UNESCO.
Sem comentários:
Enviar um comentário