Valença celebra as primeiras Jornadas Anastacianas, com o título “Anastácio da Cunha em Valença” evocando o grande matemático português, quinta-feira, 12 de junho.
As jornadas inserem-se nas comemorações do quinto aniversário da elevação da vila de Valença a cidade e decorrerão no Arquivo Municipal. Umas jornadas que pretendem dar a conhecer os mais recentes estudos sobre esta figura emblemática da história da matemática, figura de proa do Portugal setecentista e a sua relação com a Fortaleza de Valença.
José Anastácio da Cunha foi militar em Valença, Professor na Universidade de Coimbra, celebrado poeta e grande impulsionador do pensamento filosófico. A sua vasta obra matemática antecipou-se, em mais de 50 anos, aos esforços de matemáticos franceses e alemães para fundar a Matemática com rigor.
As Jornadas Anastacianas de Valença vão reunir um amplo leque de investigadores de várias universidades e instituições portuguesas com estudos sobre a figura e a obra matemática, filosófica e poética de Anastácio da Cunha.
As Jornadas Anastacianas inserem-se no plano de dinamização da vida cultural e artística da Fortaleza de Valença e nos seus objetivos de alcançar a classificação como Património de Interesse Cultural para a Humanidade junto da UNESCO.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara “A Fortaleza de Valença é um referente patrimonial e cultural de Portugal e estas jornadas vão revelar uma das grandes figuras que marcaram a época setecentista e a importância de Valença para a abertura do pais”.
Sem comentários:
Enviar um comentário