terça-feira, 10 de junho de 2014

Valença Celebra os Sabores do Anho Anho no Forno e Arroz do Pingo Manjares dos Deuses

O Festival Gastronómico “Sabores do Anho” decorre entre 14 e 15 de junho, na freguesia valenciana de Gondomil. Um convite a saborear o Anho Assado no forno a lenha, com  arroz do pingo, uma iguaria  rainha das festas grandes da região.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste primeiro festival gastronómico dedicado a um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia valenciana e minhota. Como prato alternativo os tradicionais rojões. Acompanham os vinhos verdes da região e como sobremesa destacam-se as Sopas Secas.
Quem visitar Valença, no próximo fim de semana, encontrará um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional assado, como há séculos, nos tradicionais fornos a lenha; um prato rei gastronómico das festas grandes. 
O anho assado nos fornos de Valença é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável.
O festival abre sábado, às 19h com uma arruada de bombos a cargo  do Grupo de Bombos de S. Cristóvão. Durante a noite o recinto será animado com um grupo musical. Domingo o recinto abre às 12h00 e durante  atarde estão programadas sessões de concertinas e cantares ao desafio.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Os Sabores do Anho  reforçam a oferta gastronómica de Valença, cada vez mais um destino turístico de eleição para os bons garfos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário