sábado, 7 de junho de 2014

Muro da Fortaleza de Valença que Ruiu Há uma Década Está a ser Reconstruido

A Câmara Municipal de Valença avançou com a empreitada de requalificação dos muros do Cavaleiro, junto ao Baluarte da Esperança, na Fortaleza, em ruína há quase uma década, fruto de uma intempérie.
O único muro em ruínas na Fortaleza de Valença, há quase uma década, está a ser requalificado, recuperando a traça original e beneficiando o acesso ao Baluarte da Esperança. A recuperação do muro do Cavaleiro era uma intervenção urgente dado que o seu desmoronamento estava a provocar infiltrações na Casa Mata e na estrutura do pano de muralha das Portas do Sol.
A intervenção, com a pedra original, vai garantir a integridade absoluta de todo o recinto amuralhado, fator que abonará no desejo de ver a Fortaleza classificada como Património de Interesse Cultural para a Humanidade.
Esta intervenção insere-se num pacote de intervenções em curso e planeadas por parte da Câmara Municipal e que a par dos Muros do Cavaleiro constam a área envolvente às Portas Afonsinas e os Fossos do Esganadinho / Portas de Santo António.
A aposta na Fortaleza passa pela sua requalificação integral com uma marca mais funcional e autentica que seja fator de atratividade para a dinamização da atividade comercial, turística e cultural e preservadora deste importante legado patrimonial
Esta obra é financiada pelo FEDER, em 85%.
Esta intervenção, bem como todas as demais seguem os princípios da Lei de Bases do Património Cultural Português, no espírito da salvaguarda e
valorização do património cultural.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes “A Fortaleza é o ex-libris de Valença e tudo faremos para manter este importante legado patrimonial e o promover como grande fator de atratividade da cidade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário