sexta-feira, 13 de junho de 2014

Trilho de Mosteiró em Cerdal

 O Município de Valença vai promover uma caminhada no Trilho Pedestre de Mosteiró, em Cerdal, no próximo sábado, 14 de junho. Um percurso à descoberta de um convento, de quedas de água, moinhos de água, por velhos caminhos e carreiros de peregrinação e tarefas agrícolas, serpenteando o ribeiro de Cerdal.
     O Trilho de Mosteiró é um percurso com 11,7 Km's, com um grau de dificuldade fácil e tem características históricas e culturais.
     O trilho começa na Igreja Matriz de Cerdal, às 9h30 e terá uma duração prevista de 4h30. Da igreja o percurso encaminha-se para Cubes, onde está a casa brasonada de Cubes, acompanhando o ribeiro Mira, com varias quedas de água, levadas e motas. Segue-se Alderete, com várias casas senhoriais e Gondim, com passagem por um ribeiro onde é possível apreciar as antigas poldras. O percurso segue até à cascata da Grova, a maior do concelho e ao Parque de Merendas de Mosteiró, onde a vegetação autóctone e uma represa de água, com um magnifico espelho de água, fazem as delicias dos visitantes. O próximo ponte de visita é o Convento de Mosteiró, um edifício do séc. XIV da ordem Franciscana. O percurso segue por velhos caminhos até ao lugar da Felgueira, em Taião, regressando a Gozende, em Cerdal, até Bacelar onde é possível apreciar a Capela da Senhora da Ajuda. Bogim é lugar que se segue e onde é possível apreciar um magnifico relógio de sol.
     A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse histórico, cultural e ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário