sexta-feira, 3 de junho de 2011

Exposição “Ponte Internacional em Fotografia” em Valença


No Paiol de Marte, na Fortaleza de Valença, está patente ao público a exposição “Ponte Internacional em Fotografia”, no âmbito das comemorações dos 125 anos da ponte metálica, até 16 de Junho.
130 fotografias apresentam os mais diversos ângulos, perspectivas e formas artísticas contando a história de dois países fronteiriços unidos por uma ponte.
Esta é uma das muitas iniciativas que a Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui estão a promover, este ano, no âmbito dos actos comemorativos dos 125 Anos da ponte internacional metálica.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, as comemorações tem por objectivo evocar o mais emblemático símbolo histórico das relações entre Portugal e Espanha, a antiga ponte internacional Valença / Tui, recuperando a sua memória histórica.
Evocar os 125 anos da antiga ponte internacional pretende ainda: destacar o carácter inovador do ponto de vista técnico da ponte, os motivos que levaram à sua construção, as alterações sócio-culturais, nas relações de fronteira, quais os seus principais protagonistas e realizações; a sua projecção para o futuro, salientando o traço de união entre dois povos, no enquadramento regional Galiza – Norte de Portugal, identificando os desafios que nos são comuns, não descurando o reforço da identidade de cada um dos povos que esta obra une desde há 125 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário