sexta-feira, 3 de junho de 2011

Exposição “Valença e a Metrologia“

A metrologia do tempo e da saúde em destaque na exposição “Valença e a Metrologia”, entre 3 de Junho e 31 de Julho, no Museu Municipal e do Bombeiro, na Fortaleza de Valença e em São Pedro da Torre.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, esta exposição apresenta um espólio riquíssimo e diversificado e desvenda segredos de grande valor patrimonial e histórico que vão encantar os mais curiosos.
Seringas métricas, balanças de precisão, almofariz (em vidro e em bronze), balões de ensaio, frascos de substâncias farmacêuticas, termómetros, medidas de sólidos e líquidos. Espólio das farmácias valencianas, pela primeira vez, apresentadas ao público no piso superior do Núcleo Museológico Municipal. No piso intermédio, a mostra é de medidas de volume liquido, com os cabaços, as medidas de azeite, as medidas duplas e as rasouras. No piso inferior são os pesos e as medidas, com as balanças, os folforinhos, a caixa dos pesos Manuelinos de Valença (séc. XVI), as balanças romanas, o metro de topos, os alqueires e as balanças de precisão e pesos monetários.
No Museu do Bombeiro é a metrologia do tempo, com os relógios de Sol de Valença em destaque. 16 painéis apresentam os diversos relógios existentes no concelho.
A exposição extravasa os espaços museológicos e coloca em evidência testemunhos históricos importantes ligados à metrologia. Na rua Mouzinho de Albuquerque, a Medida Padrão, na fachada da Casa dos Cadaval, remete os curiosos para o tempo das feiras medievais. No Largo Santa Maria dos Anjos, na fachada da Igreja Matriz é a Medida de Covado que remete para a medida que deu apoio às medições nas primitivas feiras de Valença. Na rua José Rodrigues o Marco Miliário Romano mostra as milhas, a medição entre as cidades romanas de Braga e Tui.
Em São Pedro da Torre uma balança do 1680, de pesar ferro, é uma autêntica relíquia possível de apreciar na Ferreteria / Drogaria de de São Pedro, próximo da Igreja Paroquial.
Esta exposição conta com espólio da Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia, farmácias do concelho e particulares.

Sem comentários:

Enviar um comentário