terça-feira, 28 de junho de 2011

Valença Quer Cidade Sustentável


Valença está na linha da frente das cidades portuguesas que apostam em modelos mais sustentáveis. A aprovação do Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica coloca Valença como o segundo concelho do Alto Minho e um dos primeiros do pais a avançar com  a rede de cidades promotoras da mobilidade eléctrica.
Para Jorge Salgueiro Mendes é fundamental melhorar a qualidade de vida e do ar que todos respiramos, diminuindo a emissão de dióxido de carbono, o barulho e a dependência de combustíveis fósseis. Uma preocupação ambiental, em que os novos veículos eléctricos vão dar um grande contributo para a criação de um modelo de cidade mais sustentável. Valença entra assim na rede das cidades saudáveis e amigas do ambiente.
O Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica de Valença  define a futura rede de abastecimento de energia a veículos eléctricos, incluindo as áreas de carregamento. A rede abastecimento de energia a veículos eléctricos em Valença inclui 7 áreas de carregamento públicas e mais 6 locais indicativos que poderão vir a ser explorados por privados. Cada área de abastecimento terá dois pontos de carregamento para carros e dois para motos. O Município de Valença irá elaborar uma candidatura à  ON - Operação Norte, para a sua implementação.
O Plano de Mobilidade Eléctrica Nacional inclui, ainda, vários  incentivos e benefícios à aquisição e utilização de viaturas eléctricas.
O Município de Valença tem previsto, também, a gradual renovação da frota por veículos eléctricos.
A Rede MOBI.E é uma rede de carregamento inteligente para a mobilidade eléctrica. Presente em todo o território nacional e acessível por todos os utilizadores, a Rede MOBI.E permitirá repor os níveis de energia gastos de forma simples e cómoda.

Sem comentários:

Enviar um comentário