quinta-feira, 16 de junho de 2011

Valença “A Astronomia Num Minuto”

A Biblioteca Municipal de Valença recebe a apresentação da obra “A Astronomia Num Minuto”, de Jorge Fonte e João Vieira, sexta-feira, 17 de Junho, às 22h00.
Os autores farão a apresentação da obra e proporcionarão uma sessão de perguntas e respostas sobre a obra que abrange os temas mais actuais relacionados com a astronomia.
Este obra nasce no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia que se celebrou em 2009. “A Astronomia Num Minuto” foi elaborado a partir de uma compilação de textos preparados para dar resposta às questões que foram sendo colocadas aos autores por alunos, professores e outros curiosos do tema. Esta é, sobretudo, uma obra direccionada a alunos e a professores do ensino básico e secundário, mas também, uma boa obra para qualquer pessoa que tenha curiosidade pela Astronomia.
António Jorge Fonte é Licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Minho. Em 2004 defendeu a dissertação de Mestrado em Ensino da Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sobre a temática da "Evolução Estelar". Tem participado em vários projectos do Ciência Viva no âmbito da Astronomia e da Física, tendo sido coordenador do projecto "Astronomia na Internet" entre 2002 e 2005 e "Modulação no Ensino da Física e da Matemática" desde 2006 até 2008. É também Membro fundador e Vice-Presidente da ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho. Coordena desde 2007 as actividades da ORION, na qual figuras proeminentes de diversas áreas científicas têm sido presença assídua. Desde 1999 trabalha no projecto da "Astronomia no Verão" e realiza regularmente acções de divulgação da Astronomia em Escolas do Ensino Básico e Secundário, dando palestras e ministrando sessões de planetário.  

Sem comentários:

Enviar um comentário