quinta-feira, 9 de junho de 2011

Iª Festa da Savelha em Valença Pesqueira dos Frades de Ganfei -Valença


O primeiro convívio da Savelha realiza-se no Parque de Merendas da Pesqueira dos Frades, em Ganfei, Valença,  no dia 10 de Junho. Uma iniciativa original que pretende evocar as artes de pesca tradicional de um dos peixes mais celebres do rio Minho.
O Grupo Desportivo Ganfeiense é o promotor desta primeira Festa da Savelha no  Concelho de Valença e que conta com a colaboração da Câmara Municipal.
A jornada começa às 8h e prolonga-se por todo o dia e tem como principal objectivo a divulgação da Savelha do Rio Minho, uma das espécies mais representativas deste rio.
A jornada está aberta a todos os interessados pela pesca desportiva  e promete  ser um dia de convívio divertido, onde não faltará o saborear as multiplas formas de confecionar este peixe.
Os participantes terão direito a recordações de participação e a maior savelha pescada recebe prémio.
A Festa da Savelha decorre no Parque de Merendas da Pesqueira dos Frades de Ganfei um espaço recentemente requalificado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Ganfei. Toda a àrea foi alvo de uma silvicultura preventiva, com limpeza de matos e infestantes. Novas mesas, em pedra, adornam este espaço e convidam a apreciar o rio Minho, as veigas agricolas de Ganfei, as antigas pesqueiras e as ilhotas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário