quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mercado das Lavradeiras de Valença


O Mercado das Lavradeiras de Valença funciona no edifício renovado do Mercado Municipal desde hoje, quarta-feira, 26 de Outubro. 65 lavradeiras valencianas passam a ter um novo espaço para apresentação e venda dos produtos locais.
Este mercado tradicional funcionará às quartas-feiras e aos sábados, estando ainda em aberto a possibilidade de o alargar aos demais dias da semana. Os excedentes de produção dos agricultores do concelho, nomeadamente a fruta, os legumes, os cereais e os demais produtos do campo passam a dispor de um espaço com melhores condições para quem vende e quem compra.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, este espaço dará mais visibilidade e condições a um mercado tradicional que há décadas que funcionava ao ar livre. Para o autarca este mercado é um importante complemente económico para dezenas de familias e um bom espaço para a compra de produtos locais, biológicos e de temporada.
A transferência das lavradeiras para o Mercado Municipal é mais uma medida no âmbito do plano de revitalização deste espaço que na última década foi caindo no abandono. Recorde-se que recentemente a Câmara Municipal realizou diversas obras de conservação no interior do imóvel, não só para acolher as lavradeiras, mas também todo um conjunto de eventos culturais e recreativos. A autarquia está, também, empenhada em recuperar os espaços das antigas lojas do Mercado tendo ainda recentemente inaugurado ai a Loja Social de Valença. Para 2012 a Câmara Municipal tem já agendadas um conjunto de intervenções na estrutura do edifício de modo a concluir a intervenção de requalificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário