terça-feira, 22 de novembro de 2011

Valença: Secretário de Estado da Cultura “totalmente disponível” para apoiar candidatura da Fortaleza de Valença a Património da UNESCO


No decorrer da discussão na Especialidade do Orçamento de Estado para 2011, a Deputada do PSD, Rosa Maria Arezes, eleita pelo círculo de Viana do Castelo, questionou o Secretário de Estado da Cultura sobre a candidatura da Fortaleza de Valença à inscrição na Lista Indicativa de Bens Portugueses, a Património da Humanidade, pela UNESCO. Francisco José Viegas disse que a Secretaria de estado da Cultura está totalmente disponível para dar todo o apoio técnico e logístico que venha a ser solicitado.
 À Geice, a deputada explicou que quis saber qual a “estratégia” da secretaria de Estado. Segundo Rosa Maria Arezes, o secretário de estado “lamentou” que a cidade de Tui, na Galiza, não tenha aderido à candidatura.
A Câmara Municipal de Valença está a recuperar o espaço com obras de requalificação divididas em quatro fases, sendo que, de momento, já estão na terceira fase. Recorde-se que a Fortaleza de Valença é uma das principais fortificações militares da Europa, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, sobranceira ao rio Minho, frente à cidade galega de Tui. Inclui a Ponte Centenária Internacional, símbolo maior das relações transfronteiriças Portugal / Espanha.
A Refer vai arrancar em Dezembro com as obras de reforço dos pilares da centenária ponte internacional de Valença, sobre o rio Minho. A obra foi lançada a concurso público por 6,2 milhões de euros e os trabalhos deverão arrancar em meados de dezembro. A empreitada prevê o reforço e reabilitação das fundações da ponte, e deverá decorrer durante um ano.
in Rádio Geice

Sem comentários:

Enviar um comentário