segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Orçamento de 17,5 milhões de euros Valença Mais Social, Mais Atrativa e Mais Forte

O Município de Valença aprovou o orçamento de 17,5 milhões de euros para 2016, tendo como grandes eixos a requalificação urbana da cidade e centro histórico,  uma aposta clara na formação das novas gerações, na promoção turística e novas medidas de apoio às famílias.
Este é um orçamento estratégico que aposta na sustentabilidade do concelho, no equilíbrio e boas contas municipais e que prima  por uma estreita articulação com as Juntas de Freguesia e as demais forças vivas do concelho. O trabalho de consolidação financeira, desenvolvido nos últimos anos, fortaleceu as bases financeiras do Município e deu-lhe  capacidade para ser um concelho mais dinâmico, pro-ativo, equilibrado e  sustentável.
A educação continua a ser um eixo estratégico para Valença apostando-se na dinamização do Centro de Inovação e Logística e a Instalação da Escola Superior de Ciências Empresariais, a requalificação do parque escolar da EB 2 e 3 de Valença, bem como um conjunto de medidas de apoio aos alunos e às famílias.
O avanço de obras estruturantes e marcantes para Valença como sejam a 2ª fase da requalificação da Cidade Nova (Largo da Lua de Mel e São Sebastião), a conclusão da requalificação da Fortaleza com a 4ª fase, envolvendo a parte norte, a requalificação e transformação do Jardim Municipal num polo de lazer e atratividade da cidade, são algumas das obras que se destacam nas grandes opções para 2016.
O turismo continua a ser um grande eixo de dinamização económica de Valença. O concelho aposta na classificação da Fortaleza como Património Mundial, no Turismo Gastronómico, de Natureza e nos Caminhos  de Santiago;
A dinamização e  potencialização dos recursos locais e dos valores coletivos  do concelho continua a ser uma das grandes alavancas da cultura e do desporto em estreita parceria com as coletividades e as freguesias do concelho.
O orçamento de Valença para 2016 reforça as medidas de apoio social às famílias, este ano com a novidade do I.M.I. Familiar, com uma redução deste imposto. A esta medida junta-se a  redução do I.R.S., respeitante à Câmara Municipal até 5%, a favor das famílias. No campo dos impostos Valença aposta na atração de investimentos mantendo o I.M.I. e a Derrama nos valores legais mais baixos, bem como lança a redução do I.M.I. dos prédios requalificados e para habitação dentro da Fortaleza até um valor de 50%, incentivando a requalificação e reutilização dos edifícios do centro histórico.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, “As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 refletem a afirmação do posicionamento de Valença como Concelho atrativo para Viver, Trabalhar e Visitar, reforçando a liderança de Valença no Alto Minho e Euro-região, sempre com o foco no bem-estar coletivo dos valencianos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário