segunda-feira, 4 de julho de 2011

CP justifica fim da ligação internacional à Galiza com "racionalização de custos"


"Entre os motivos na origem desta decisão está uma racionalização de custos que a CP tem que fazer, face à conjuntura financeira atual", explicou fonte da empresa, contactada pela Agência Lusa.
Acrescenta que a CP tem de fazer "uma racionalização de custos e proveitos" e que por isso decidiu, agora, avançar com a supressão desta ligação internacional, centenária, já a partir de 10 de Julho.
Trata-se de um serviço com duas ligações diárias entre Porto e Vigo (Galiza), mas que segundo a CP vai passar a terminar em Valença.
A transportadora ferroviária pública CP admite que a "racionalização de custos" esteve na origem da decisão de acabar, a partir do próximo domingo, com a ligação internacional até Vigo, prometendo para segunda-feira mais esclarecimentos sobre o assunto.
"O serviço entre Porto e Valença será mantido, mas através das ligações inter-regionais", acrescentou a fonte.
Já em 2005 a CP tinha anunciado a supressão desta ligação internacional, admitindo na altura "quedas no volume de passageiros transportados".
No entanto, a empresa acabaria por voltar atrás na decisão, face aos protestos de passageiros e autarcas.
"Sabemos que não será uma ligação muito rentável, mas é sobretudo histórica, entre duas importantes regiões. Com a sua supressão, não será por aí que a CP vai inverter a situação difícil que atravessa", afirmou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Valença.
Jorge Mendes acrescenta que depois de governos anteriores "terem prometido uma ligação de TGV", entre Porto e Vigo, com paragem em Valença, mas agora adiada, a notícia da supressão da ligação ferroviária internacional é mais uma "desilusão".
"Criaram-se expectativas que não se concretizam, por isso, este anúncio, que não conheço oficialmente, não vem na melhor altura e será mesmo um retrocesso", acrescentou o autarca, garantindo "total oposição" à decisão.
in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário