terça-feira, 26 de julho de 2011

Valença Reforça Capitalidade do Caminho Português


Valença reforça a capitalidade no Caminho Português para Santiago recuperando o Caminho da Costa. Hoje, 25 de Julho, Dia de Santiago, Valença subscreveu um protocolo de colaboração com mais 9 municípios do norte de Portugal para potenciar este caminho secular.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, Valença é a principal porta de entrada do Caminho Português e do Caminho da Costa para Santiago. Na ponte centenária os peregrinos encontram atrás a monumental Fortaleza, ao lado o rio Minho e em frente já a Galiza, com a monumental Tui, elementos que tornam Valença um espaço único em todos os percursos jacobeus.
Esta nova parceria pretende estabelecer uma série de ações de promoção e divulgação do caminho, com a uniformização da sinalética, a realização de exposições itinerantes, a organização de congressos e a criação de uma marca própria e um logótipo comum do caminho.
O Caminho Português da Costa segue o percurso da via romana da Per Loca Marítima, entrando em Valença por São Pedro da Torre e atravessando Arão, Cristelo Côvo e Valença. Um percurso rico em património e natureza com destaque para as pontes romano / medievais de Chamosinhos, em São Pedro da Torre e a da Veiga da Mira, entre São Pedro da Torre e Arão e o Biótipo da Veiga da Mira, uma importante reserva de avifauna e floresta ripícola da Península Ibérica.
Os testemunhos históricos de peregrinos e mercadores, neste caminho, são muitos ao longo dos séculos, com destaque para a peregrinação do Rei Dom Manuel I que, na passagem por Valença, em 1502, mandou colocar a Esfera Armilar na Moradia Régia, hoje, Núcleo Museológico na Fortaleza.
Valença é, há séculos, o ponto de confluência do Caminho Português e do Caminho da Costa, com monumentos, histórias e lendas que testemunham e afirmam Valença como a capital portuguesa dos Caminhos de Santiago.
O Albergue São Teotónio de Valença é um dos mais utilizados, nos vários percursos jacobeus, tendo em 2010 superado os nove mil peregrinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário