quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cavalgata Internacional de Reis Valença / Tui


A eurocidade Valença Tui promove a Cavalgata Internacional de Reis, Sábado, 5 de Janeiro, com saída dos Bombeiros de Valença, às 16h00. Carruagens alegóricas, charangas, bandas de música, grupos de janeiras, mais de 150 figurantes e 1000 quilos de caramelos darão vida à cavalgata.
A Cavalgata de Reis terá, pelo quarto ano consecutivo, carácter internacional com a organização da Eurocidade Valença Tui. Esta é a única cavalgata de reis internacional.
Ponto alto da cavalgata serão as as três carruagens reais, dos Reis Magos, acompanhados de 15 pajens, bem como um comboio de Natal, figuras da Disney, como  a Dora e o Pato Donald  e como é habitual os emblemáticos bombeiros e muitos outros grupos e carros alegóricos. 
Desde o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valença a Cavalgata vai percorrer a avenida dos Bombeiros, a Rotunda da Trapicheira, a avenida de  Espanha, a antiga Ponte Internacional e já em Tui o percurso seguirá pela Avenida de Portugal, rua Martínez Padín e Augusto González Besada e Paseo da Corredoira. 
Os Reis do Oriente vão oferecer mais de 1000 quilos de caramelos, assim como milhares de balões.
A Cavalgata será escoltada pelas forças policiais portuguesas e espanholas e integrará, ainda, como é de tradição os Bombeiros Voluntários de Valença, uma ambulância, e elementos da Protección Civil de Tui. 
No final do percurso, no Cantón de Diómedes, na Corredoura, onde está  instalado o Portal de Belém, será lida uma mensagem, enquanto Melchior, Gaspar e Baltasar farão a oferta  ao Menino Jesus de Ouro, Incenso e Mirra. Após a oferta os mais pequenos poderão subir ao palco real e saudar os Reis Magos.
Os Reis tem uma larga tradição por terras valencianas, sendo celebrados, em ambiente familiar, com a Ceia de Reis. Até ao dia de Reis, pelos aldeias, vários  grupos cantam os Reis e até ao fim destes mês as Janeiras, perpetuando uma tradição secular.
Para Jorge Salgueiro Mendes “A Cavalgata é uma das grandes manifestações culturais da Eurocidade e uma mostra da cooperação e fraternidade entre os povos de Valença e Tui”.

Sem comentários:

Enviar um comentário