Os trajes típicos da etnografia valenciana estão expostos, até 26 de Fevereiro, na mostra coletiva "Os Bordados de Namorados na Etnografia, Folclore e Tradições de Valença", no Núcleo Museológico, no âmbito da iniciativa "Valença Cidade dos Namorados".
Os trajes femininos e masculinos de Taião, de Cerdal, das Azenhas, de Ganfei, de Boivão, de Cristelo Côvo, de São Julião, de Gandra e Friestas, pela primeira vez, apresentados publicamente juntos numa mostra coletiva que pretende dar a conhecer a riqueza e diversidade da etnografia valenciana.
Os trajes de noiva, os domingueiros, os da encosta da serra, os dos camponeses e os dos pescadores, com os seus elementos decorativos e os sempre presentes lenços dos namorados ou de noivar, nos trajes das senhoras, dão corpo a esta mostra coletiva. Os ranchos folclóricos valencianos têm sido, a partir da década de 50, do último século, os grandes investigadores, perpetuadores e divulgadores dos trajes, das tradições e das vivências sociais ancestrais das nossas aldeias.
Esta exposição será complementada com uma mostra de lenços dos namorados e de noivar e os mais diversos utensílios ligados ao ciclo do linho e às práticas agrícolas.
Está programado, ainda o 2º workshop de lenços dos namorados, em 16 de Fevereiro e os ateliers de costura de trajes tradicionais, todas as quintas-feiras, à tarde, entre 24 de Janeiro e 28 de Fevereiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário