terça-feira, 5 de março de 2013

Antiga Escola de São Julião Ganha Nova Vida

O edifício da Escola Básica de São Julião, em Valença, devoluta há 10 anos, está a ser recuperada para acolher um polo dinamizador da cultura da parte sul do concelho, a cargo do Rancho Folclórico de São Julião.
Câmara Municipal de Valença estabeleceu um protocolo de cedência do imóvel, com o Rancho Folclórico de São Julião entidade que ficará responsável pela dinamização do espaço.
A intervenção de requalificação da antiga escola decorre, a bom ritmo, ao nível dos telhados, da reordenação do espaço interior, bem como da desmatação de toda a área envolvente, recuperação de muros e acessos. A intervenção conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Julião.
Após recuperado o edifício vai servir de sede ao Rancho Folclórico de São Julião e acolher o rico e vasto espólio deste emblemático agrupamento folclórico valenciano.
Para João Sousa, Presidente do Rancho Folclórico de São Julião, “Este espaço vai-nos ser muito útil e permitir ao agrupamento as condições necessárias para uma maior dinamização e projeção da cultura local e um espaço de acolhimento das ricas tradições desta freguesia” .
Para Jorge Salgueiro Mendes “A escola de São Julião que já prestou um grande serviço a esta freguesia e era um dever da Câmara encontrar uma nova utilidade para o espaço. Com grande satisfação cede-se ao Rancho Folclórico para que possa perpetuar as memórias e a cultura desta freguesia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário