sexta-feira, 15 de março de 2013

Prémio da Xunta de Galicia Reconhece Dinâmica de Valença e Eurocidade


A Xunta de Galicia reconheceu a dinâmica da Eurocidade Valença Tui, com a atribuição do Prémio do Desporto Galego 2012, no âmbito do programa Galicia Saudable.
O reconhecimento valoriza o carácter pioneiro da cooperação transfronteiriça, desenvolvida pelas cidades de Valença e Tui, com o objetivo de melhorar a saúde dos seus cidadãos,  através da promoção da prática da atividade física.
A Eurocidade desenvolveu, ao longo de 2012,  13 programas específicos para a promoção da prática da atividade física e desportiva. 
Alberto Núñez Feijóo, presidente do governo galego, presidirá à Gala dos Prémios do Desporto Galego 2012, na próxima quinta-feira, 21 de Março, em Lugo, onde será entregue o prémio.
Este reconhecimento valoriza Valença como cidade ativa e a Eurocidade e reafirma a dinâmica promovida pela Câmara Municipal, ainda, recentemente colocada em destaque pelo prestigiado jornal espanhol El Pais que considerou Valença e esta linha de fronteira como um dos 8 grandes destinos turísticos de Portugal. Associa-se, também, estes dias, a projeção de Valença e da Eurocidade no documentário A Raia, emitida pelos canal História, de Portugal e Espanha, considerada pelo seu apresentador Pedro Pernas, "As povoações mais próximas, que encontramos, tanto em quilómetros, como em sentimento, da raia entre Portugal e Espanha,  foram Valença e Tui".
Para o Secretário Geral para o Desporto, da Xunta de Galicia, José Ramón Lete Lasa este galardão “vem reconhecer o mais destacado no nosso amplo e rico espetro desportivo”. 
Para Jorge Salgueiro Mendes “Este reconhecimento é um incentivo a continuarmos a concretizar um projeto de Eurocidade, pioneiro na Europa e focado nas pessoas, que está a trazer grandes vantagens para os cidadãos de Valença e Tui. Cada vez mais somos um exemplo de cooperação reconhecido internacionalmente”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário