terça-feira, 5 de março de 2013

“Valença Sabores da Lampreia”, Com 6 Variedades Diferentes a Preços Baixos

Valença celebra a lampreia, com a quarta mostra gastronómica “Valença Sabores da Lampreia”, na comunidade piscatória de São Pedro da Torre, entre 15 e 17 de Março, com seis variedades diferentes para degustar, a preços populares.
Quem visitar esta mostra gastronómica poderá saborear a lampreia a partir de 7 euros a dose. Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno ou Recheada são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como prato alternativo os tradicionais Rojões farão as honras dos apreciadores deste prato. Acompanham o caldo verde, a 1,5 euros a dose, bem como os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.
Os sabores genuínos da lampreia do rio Minho, considerada a melhor do mundo, vão ser confecionados e apresentados nas formas mais tradicionais que os pescadores de São Pedro da Torre se habituaram, desde sempre, a preparar. Valença apresenta, assim, um convite irresistível para desfrutar os deliciosos sabores da Lampreia, que por cá tem um sabor único, preparada por mãos sábias e heranças antigas.
A mostra começa sexta-feira, 15 de março, a partir das 19h00, no recinto do adro da Igreja de São Pedro da Torre e encerra domingo, 17 de março, no fim da noite.
Do programa de animação complementar sexta-feira contará com a atuação do Grupo Típico da Associação Musical de São Pedro da Torre.
Sábado está programada a Regata “Sabores da Lampreia”, a partir das 10h00, no rio Minho, possível de acompanhar na pesqueira e cais de São Pedro da Torre. A tarde será animada pela musica tradicional dos Pequenos Minhotos e a noite pelo Grupo de Cordas 6tás9. Domingo à tarde será a vez do Duo Magia abrilhantar o evento.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e Comissão de Festas de São Pedro da Torre.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Valença é, hoje, uma referência gastronómica em toda a Península e a lampreia é já uma marca de Valença”.

Sem comentários:

Enviar um comentário