quinta-feira, 28 de março de 2013

Candidatura da fortaleza de Valença à Unesco até ao verão


O presidente da câmara de Valença disse esta quinta-feira que a candidatura da fortaleza da cidade a património mundial da Unesco deverá integrar até ao verão a lista nacional de propostas a submeter pelo Governo português àquele organismo.
"Passarmos à inscrição na lista nacional é uma fase chave e, até ao verão, acho que isso estará resolvido. Ficaremos depois dependentes da Unesco, em Paris, para a decisão final", explicou o autarca Jorge Mendes.
Esta candidatura resulta de uma proposta apresentada em setembro de 2011 ao Governo português pelo atual executivo daquela autarquia. A proposta foi atualizada, a pedido da comissão mista que integra elementos dos ministérios do Ambiente e Negócios Estrangeiros, da secretária de Estado da Cultura e da Unesco, em julho de 2012, passando então a ser "mais detalhada".
"Agora, só depende da realização da reunião dessa comissão mista, mas estamos confiantes até pela atualização da candidatura que nos foi pedida. Talvez dentro mais dois anos seja possível ter a classificação final", admitiu Jorge Mendes.
Apesar de apresentada pela Câmara, terá de ser o Governo português a levar a candidatura da fortaleza de Valença até à Unesco. Essa classificação, garante o autarca, seria o "concretizar de um sonho com 20 anos", feito de "avanços e recuos".
"Com a aprovação da candidatura da fortaleza de Elvas, penso que estão garantidas as condições para o mesmo acontecer em Valença", sublinhou ainda.
Esta candidatura da Fortaleza de Valença a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos e chegou a ser anunciada no âmbito de um projeto em conjunto com o centro histórico de Tui, na Galiza, e mais tarde enquadrada com outras estruturas do género em Portugal.
No entanto, face ao atraso que se verificaram nestes processos, a autarquia decidiu em 2011 avançar sozinha com o processo de candidatura, até porque aquele monumento "está bastante estudado", o que "facilitou a tarefa" do município.
A ponte rodoferroviária sobre o rio Minho, que liga a Tui, na Galiza, também será integrada na candidatura, por ocasião do 125.º aniversário, assinalado no ano passado.
"A ponte faz parte da área de intervenção da candidatura, pela ligação à nossa cidade gémea. O conjunto é feito com o rio Minho, a ponte e a Fortaleza", admitiu o autarca.
Classificada como Monumento Nacional, a Fortaleza de Valença assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3500 homens, em dois regimentos do Exército.
Segundo números revelados pela autarquia, a Fortaleza de Valença é visitada nos meses de verão por uma média diária de dez mil pessoas.
A presença militar só terminou em 1927, com a saída do último batalhão do Exército.

Sem comentários:

Enviar um comentário