sábado, 16 de abril de 2016

Alunos da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade da ESCE Valença visitaram a Gestamp Portugal

No âmbito da unidade curricular Gestão da Segurança, a turma da 7ª edição, do curso da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade visitou as instalações da empresa Gestamp Portugal, no passado dia 18 de março, situadas em Vila Nova de Cerveira.
O objetivo desta visita de estudo foi o de os alunos terem a oportunidade de contactar com a realidade laboral, e visualizarem uma linha de produção e a organização de Segurança e Higiene do Trabalho implementada pela empresa. Esta unidade industrial, Gestamp Portugal, pertence a um grupo internacional dedicado ao desenvolvimento e fabrico de componentes metálicos e conjuntos para automóvel. Este grupo está representado em 18 países, contando com 60 centros de produção e emprega cerca de 13 200 pessoas.
A variedade dos componentes fabricados nesta empresa inclui para-choques, pedais, profilados, travessas e travões. A gama de serviços inclui pequena e média estampagem e soldadura.
Relativamente aos sistemas de gestão implementados, a empresa encontra-se certificada pelas normas da Qualidade, Ambiente e Segurança.
A visita desenvolveu-se ao longo dos diferentes setores de produção, armazém e laboratório de Metrologia e foi orientada pela responsável pela Segurança e Higiene do Trabalho da empresa. Tivemos a oportunidade de conhecer o processo de fabrico relacionado com os diferentes produtos, bem como os equipamentos (maquinaria) utilizados e as medidas de proteção (coletiva e individual) implementadas. Ao longo da visita estabeleceu-se um diálogo bastante interessante com a técnica que nos acompanhou a quem os alunos apresentaram algumas questões que foram gentilmente respondidas. A opinião geral expressa pelos alunos é de que esta visita foi muito proveitosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário