terça-feira, 19 de abril de 2016

Valença Valoriza Património do Convento de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença continua a intervir na recuperação e valorização do património da emblemática Quinta do Convento de Sanfins, prosseguindo o projeto Terra Sanfins.
Os extensos muros de vedação da quinta, em pedra granítica e em vários pontos danificados, estão a ser recuperados. Intervenção que se tem alargado ao velho moinho de água, à antiga casa de apoio à igreja e a outros pontos de interesse patrimonial.
A Câmara Municipal tem procedido, também, à recuperação dos acessos que permitam, num futuro próximo, o alargamento da revitalização dos vários espaços do conjunto patrimonial e natural. O principal caminho de acesso ao convento foi recuperado com calçada à portuguesa.
No interior da quinta procedeu-se, no último inverno, ao corte de árvores de espécies não autóctones como o eucalipto, permitindo recuperar espaço para a vegetação tradicional. Na primavera procedeu-se, também, à reflorestação com a reintrodução de várias espécies que já foram dominantes na área.
Um trabalho alargado que é para continuar no sentido de se conseguir recuperar o património e a quinta de um dos espaços naturais e monumentais mais emblemáticos da região. 
Em parceria com a Universidade do Minho foi desenvolvido um intenso trabalho de investigação histórica e arquitetónica sobre o conjunto que proporcionou um amplo leque de ideias sobre a valorização deste importante legado patrimonial. Desta parceria resultaram um conjunto de reflexões que a Câmara Municipal pretende implementar no sentido de recuperar, potenciar e devolver, de novo, ao usufruto da comunidade um espaço único e emblemático.