sábado, 23 de abril de 2016

Zumbathon solidário em Valença


A Mimos&Ternuras, uma associação protetora de animais, realiza no próximo domingo a iniciativa Zumbathon. A atividade vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Valença e promete pôr os valencianos a dançar. "O objetivo principal é angariar fundos para podermos continuar a nossa atividade de recolher e tratar dos animais que são abandonados", explicou Ângela Oliveira à Rádio Vale do Minho.
Esta é a primeira iniciativa do género em Valença. O ano passado, a Mimos&Ternuras participou numa atividade semelhante em Vila Nova de Cerveira. A adesão foi de tal modo satisfatória que a associação quer repetir a dose. Tudo pela ajuda na proteção dos animais. "Ainda há muitos animais abandonados", lamentou a responsável. "Por mais associações que existam e que possam vir a criar-se, esta é uma situação que nunca deixará de haver. As pessoas estão ainda muito insensíveis a esta causa. Não dão valor aos animais e por vezes tratam-nos como objetos. Estamos aqui para contrariar essa tendência e a tentar sensibilizar as pessoas de que eles são mais do que animais. Fazem parte da família e têm de ser tratados como tal". Ângela Oliveira critica sobretudo a falta de consciência e de sensibilidade de quem abandona um animal. "Acho que os motivos são cada vez mais fúteis. As pessoas que têm filhos pequenos acabam muitas vezes por comprar um animal só para fazer a vontade à criança. Mas depois o animal cresce e depois eles já não acham tanta piada às responsabilidades de ter de trazê-lo à rua e ter de levá-lo ao veterinário. Há também aquelas razões de que ora são alérgicos, ou porque vão mudar de casa... as desculpas são inúmeras". 
E quem abandona um animal acredita ele vai sobreviver ou encontrar outro dono. Ângela Oliveira diz que essa ideia é praticamente uma ilusão. "O animal que está saudável e forte acaba por andar dias a fio na rua sem que ninguém o recolha. É enxovalhado e muitas vezes acaba atropelado. Aquele animal que a pessoa via como bonito e que alguém o iria recolher, acaba por ficar feio e sem pêlo e muito doente", realçou.
É para combater todo este cenário de abandono que a Mimos&Ternuras vai então organizar o Zumbathon no próximo domingo. Um convite à dança e ao mesmo tempo ajudar esta associação protetora dos animais com sede em Valença. A atividade começa às 15h30. A inscrição custa três euros.
in Rádio Vale do Minho