segunda-feira, 4 de abril de 2016

Portal da Quinta do Crasto

O portal da Quinta do Crasto é o único elemento que resta de uma antiga quinta senhorial, pertença da família Pimenta de Castro. 
Trata-se de um exemplar de grande interesse arquitectónico e artístico, tendo sido edificado na segunda metade do século XVIII, mas segundo modelos maneiristas inspirados nos desenhos divulgados pelo tratado de arquitectura de Sebastiano Serlio, muito conhecido no nosso país (AZEVEDO, 1969, p. 132). 
No pano de muro, percorrido por cornija e merlões chanfrados, e delimitado por pilastras almofadadas com pináculos a coroá-las, abrem-se duas janelas de lintel curvo, com o mesmo aparelho almofadado. Ao centro, o muro sobe e desenha uma curva, de forma a envolver o portão, em arco de volta perfeita, mas inscrito numa moldura de pilastras e entablamento que respeita o aparelho presente nos restantes elementos já referidos. 
Se esta estrutura revela alguma erudição, de inspiração serliana, o mesmo já não se verifica na composição heráldica que se encontra sobre o portal, pois o seu carácter exótico encontra-se bem expresso nas figuras com penas que ladeiam a pedra de armas (AZEVEDO, 1969, p. 132). Este escudo, é enquadrada por volutas e outros enrolamentos vegetalistas, apresentando-se esquartelado, com paquife e coroa. 
Muito embora se aponte a segunda metade de Setecentos para a sua edificação (AZEVEDO, 1969, p. 132), a pedra de armas apresenta a legenda "II NETO DOS INNAS A. D. 1752", o que poderá contribuir para fazer recuar a data da sua construção para os meados do século. 
Está classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
in Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário