quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tasquinhas “Sabores da Aldeia” na Fortaleza de Valença


A Câmara Municipal de Valença promove a Feira Gastronómica – Tasquinhas - “Sabores da Aldeia”, no fim de semana de 12 a 14 de abril, na Coroada - Fortaleza.
Durante três dias as tasquinhas apresentam os sabores mais genuínos de Valença. Os enchidos e o presunto, acompanhados da tradicional broa de milho, as pataniscas, o bolo do tacho, o anho assado no forno, os rojões, o cozido à portuguesa, a feijoada, a sopa à lavrador, o arroz de sarrabulho, o bacalhau, o arroz malandro, os queijos, as belouras, as moelas, os bolinhos de bacalhau, a bola, a orelha de porco e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, bem como a doçaria tradicional e os bons vinhos verdes locais são um convite irresistível a descobrir os sabores e encantos da gastronomia tradicional valenciana.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, com a colaboração das juntas de freguesia e associações do concelho, que se empenham em mostrar o riquíssimo património gastronómico, tradicional, característico de cada uma delas.
Três dias em que o ambiente será o ideal para almoçar, jantar, petiscar e deliciar-se com vários pratos tradicionais, e ainda divertir-se com o variadíssimo programa de animação popular, que complementará esta atividade.
Esta é uma oportunidade unica para fazer um roteiro gastronómico singular e genuino pelos sabores mais tradicionais de Valença.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “as tasquinhas vão recordar os sabores antigos dos tempos dos nossos pais e avós, promovendo e recuperando receitas antigas. Este será um cartaz que dinamizará Valença, afirmando a nossa gastronomia, cultura, comércio e turismo”.

PROGRAMA
12 DE ABRIL
19h00 Inauguração Oficial
21h30 Grupo Popular "Pequenos Minhotos"

13 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
15h00 Animação Itinerante
21h00 Grupo de Cordas "6tás9"
22h30 Grupo Popular "Sons do Minho"

14 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
11h30 Arruada de Bombos (Amigos do Bombinho e Bombos de Gondomil)
15h00 Encontro de Folclore Local

Sem comentários:

Enviar um comentário