quarta-feira, 24 de abril de 2013

Valença Apresenta Maior Mostra de Maias de Portugal


Valença apresenta a maior mostra de Maias de Portugal com 300 maias distribuídas pelas montras comerciais, edifícios públicos e principais praças da cidade, entre 25 de abril e 5 de Maio. Durante 11 dias Valença apresenta-se  colorida de flores campestres revivendo uma tradição secular.
Durante 11 dias Valença vai proporcionar uma experiência única, a oportunidade de fazer boas compras, numa cidade fortificada, candidata a Património da Humanidade, num ambiente florido. 
Quem visitar Valença pode, também participar na campanha “Compras com Maias” que habilita a um sorteio de  um cruzeiro no Rio Douro, uma noite na Pousada S. Teotónio e um jantar em Valença, prémios para que quem fizer compras, superiores a 10 euros, entre 25 de Abril e 5 de maio, nos estabelecimentos aderentes.
As giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas de Valença. Cada Maia terá, ainda, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas.
  Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar.
A par da mostra de Maias decorrerá a Feira da Flor em 4 e 5 de Maio, na Praça da República, na Fortaleza, com mostra e venda de flores, arranjos florais e artesanato com motivos florais. O workshop de Arranjos Florais proporcionará um primeiro contacto com o mundo da arte floral aos interessados, em 4 de Maio, no âmbito da Feira da Flor.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “A mostra das Maias são um incentivo à dinamização do comércio e turismo e um forte atrativo para visitar Valença, comprando no comércio tradicional, saboreando a gastronomia emblemática e pernoitando num dos nossos estabelecimentos hoteleiros. Valença vai apresentar, estes dias, um cartaz turístico único”.

Sem comentários:

Enviar um comentário