quinta-feira, 18 de abril de 2013

Valença Cidade Escolhida para Reunião Ibérica dos Transportes

Valença é a cidade escolhida para a reunião entre os responsáveis Ibéricos dos Transportes, reafirmando o seu papel como interlocutor privilegiado entre Portugal e Espanha, fruto das relações harmoniosas de fronteira seculares, da dinâmica proporcionada pela Eurocidade Valença Tui e pela projeção da candidatura a Património de Interesse Cultural para a Humanidade, junto da UNESCO.
A reunião servirá para preparar a aplicação da interoperabilidade dos sistemas de cobrança de portagens (utilizar os sistemas de pagamento eletrónico de Portugal em Espanha e vice-versa), um dos grandes temas a abordar na próxima Cimeira Ibérica, agendada para 13 de maio, em Madrid. Jorge Mendes, Presidente da Câmara de Valença, que estará presente no encontro colocará, ainda, em cima da mesa a tão desejada modernização da linha do Minho, vital para o reforço da atividade económica e mobilidade na Euro-região.
No encontro de Valença, na próxima sexta-feira, 19 de Abril, na Pousada de São Teotónio, participam o secretário de Estado dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro, o secretário-geral de Infraestruturas do Ministério do Fomento de Espanha, Manuel Nino González, o embaixador espanhol em Portugal, D. Eduardo Junco e o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes. Para o Presidente da Câmara de Valença “Valença é o local ideal para a realização desta reunião. Desejo que o entendimento extraordinário que temos com Tui, contagie os governos dos dois países e se possa encontrar uma solução”. Jorge Mendes refere, ainda que “A harmonização dos sistemas de pagamento de portagens entre Portugal e Espanha é fundamental para o reforço das relações entre os dois países e vital para as terras de fronteira como Valença e dará um grande estimulo a uma maior mobilidade com grandes vantagens para a economia, nomeadamente o turismo, o comércio e a industria”.

Sem comentários:

Enviar um comentário