sexta-feira, 28 de março de 2014

Alunosda ESCE Valença visitam fábrica da indústria automóvel BORGWARNER

Foi no âmbito da unidade curricular Gestão da Segurança que a turma da 5ª ed. do curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade visitou as instalações da empresa BorgWarner, no passado dia 14, em Valença, acompanhados pelo docente da unidade curricular, o Eng. António Bastos.
O objetivo desta visita foi o de conhecer uma linha de produção e a organização de Segurança e Higiene do Trabalho implementada na empresa. Esta fábrica, pertencente ao grupo BorgWarner, emprega atualmente 500 trabalhadores e funciona num sistema de laboração contínua. O grupo é um dos maiores produtores mundiais de acessórios para a indústria automóvel, com 57 fábricas instaladas em 19 países, trabalhando para praticamente todos os grandes construtores automóveis.
A empresa produz radiadores de recirculação dos gases de escape (EGR), tubos EGR e módulos de controlo de velas incandescentes, consideradas tecnologias chave para motores modernos, tendo como objetivo a redução das emissões.
Relativamente aos sistemas de gestão implementados, a empresa encontra-se certificada pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16949 e ISO 14001. A certificação em Segurança e Saúde encontra-se numa fase planificação e tem organizado um serviço interno.
A visita desenvolveu-se em duas fases: a primeira, realizada na sala de reuniões, onde se assistiu à apresentação da empresa, e a segunda, em plena zona de produção, onde foi dado a conhecer o processo de fabrico relacionado com os diferentes produtos, bem como os equipamentos (maquinaria) utilizados e as medidas de proteção (coletiva e individual) implementadas.
Ao longo da visita estabeleceu-se um diálogo bastante interessante em que os alunos apresentaram à Técnica que acompanhou a visita algumas questões que foram gentilmente respondidas.
A opinião geral expressa pelos alunos é de que a visita foi muito proveitosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário