quinta-feira, 6 de março de 2014

Valença Requalifica Porta de Entrada na Fortaleza

A Câmara Municipal de Valença avançou com a requalificação dos acessos à Porta de Santo António, uma das principais portas de entrada na Fortaleza, que se encontrava descaracterizada e com estacionamento desordenado. 
Com a requalificação desta porta a Fortaleza de Valença fica com os três principais acessos recuperados, atrativos e funcionais.
A obra decorrerá desde a avenida de Cristelo até à Porta Santo António, na Fortaleza, desenvolvendo-se nos fossos entre os os Baluartes de Santa Barbara e Santo António e o talude das Portas do Meio.
Um percurso de acesso vai nascer, a toda a extensão da intervenção, ligando a avenida de Cristelo até às portas de Santo António, com lajeado e calçada à portuguesa. A requalificação inclui, a criação de novas caixas condutoras de águas pluviais, bem como um arranjo a toda a extensão com saibro e arborização. 
O arranjo urbanístico, cumpre as indicações da Direção Regional da Cultura do Norte e pretende dar outra funcionalidade a um espaço que se encontrava com estacionamento selvagem e desorganizado numa das principais entradas da Fortaleza.
A aposta na Fortaleza passa pela sua requalificação integral com uma marca mais funcional e moderna que seja fator de atratividade para a dinamização da atividade comercial, turística e cultural e preservadora deste importante legado patrimonial.
Esta obra é financiada pelo FEDER, em 85%. 
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes “Queremos ter uma Fortaleza funcional para os habitantes, atrativa para os visitantes, dinâmica para o comércio, reconhecida como Património Mundial. Tudo o que fazemos é para a valorizar e podermos alcançar estes objetivos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário