quinta-feira, 27 de março de 2014

Concluída reabilitação da centenária ponte de Valença, investimento de 3,5 ME

A empresa pública REFER anunciou hoje a conclusão da obra de reforço e reabilitação das fundações da centenária ponte internacional de Valença, iniciada em dezembro de 2011 e que custou 3,5 milhões de euros.
A ponte assegura a travessia rodoviária e ferroviária do rio Minho, entre Valença e Tui, na Galiza (Espanha), e foi inaugurada a 25 de março de 1886. Vê agora "fortalecidas as suas condições estruturais" com a conclusão dos trabalhos de reforço e reabilitação das fundações.
Ainda de acordo com aquela empresa pública, responsável pela gestão da rede ferroviária e que tutela a obra de arte centenária, esta obra foi "imposta pelo estado de degradação em que se encontravam os elementos de fundação dos pilares da ponte". Ficou a ainda a dever-se à "insuficiente capacidade da estrutura para se opor às ações de frenagem".
Ao longo de mais de dois anos e meio, explica a REFER, foi feita reabilitação dos quatro pilares da ponte localizados no rio, passando a estrutura a contar com dispositivos de controlo dos movimentos longitudinais.
A empreitada envolveu também a substituição dos aparelhos de apoio, o reforço e reabilitação dos encontros, assim como intervenções nas alvenarias.
As obras obrigaram, várias vezes, à suspensão do trânsito automóvel na travessia.
Os trabalhos foram adjudicados por 3,5 milhões de euros e os ensaios de carga finais entretanto executados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
"Com a realização deste importante investimento foi reforçada a base dos pilares da ponte e estabilizado o solo de fundação, sobretudo nos locais onde se encontram os pilares com fundação submersa de modo a evitar que eventuais fenómenos de infraescavação coloquem em perigo a estabilidade das fundações", sublinha a REFER.
A ponte internacional de Valença é constituída por uma superstrutura em viga metálica de treliça, de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos.
É propriedade conjunta da REFER e da empresa Estradas de Portugal, bem como dos organismos públicos espanhóis Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e Dirección General de Carreteras.

Sem comentários:

Enviar um comentário