sexta-feira, 28 de março de 2014

Valença Ensina Famílias a Gerir Orçamento

A Câmara Municipal de Valença e o C.I.A.B. -  Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo promoveram uma sessão de esclarecimento / orientação para as famílias, sobre como gerir um orçamento familiar.
A ação foi dirigida às famílias valencianas abrangidas pelo R.S.I. – Rendimento Social de Inserção. 
O objetivo da ação foi sensibilizar os participantes para uma correta gestão do orçamento familiar, permitindo-lhes um adequado planeamento, bem como os cuidados a ter na escolha dos bens de consumo. A ação transmitiu as regras básicas para uma boa gestão do orçamento familiar que tem em conta os ganhos da família,  prevê os gastos, antecipa encargos, mantém a liquidez e realiza uma poupança mínima.
Esta ação enquadrou-se na política municipal de ação social que toca as várias áreas de intervenção social, prestando apoio e encaminhamento às famílias mais fragilizadas do concelho.
Valença dispõem de uma delegação da C.I.A.B. a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, que presta informação e apoio gratuitamente. Neste espaço pode resolver conflitos de consumo, bem como obter informação sobre compras e vendas e prestação de serviços, como por exemplo: Comprou um carro e o vendedor não lhe dá garantia; A sua conta de eletricidade é superior ao esperado; O seu telemóvel já está a reparar há mais de 30 dias e a loja não lhe dá qualquer justificação; Compra e venda de vestuário, calçado, móveis, imóveis, eletrodomésticos, entre outros .

Sem comentários:

Enviar um comentário