Esta obra só foi possível graças ao empenho da Câmara Municipal, que em várias reuniões mantidas com a REFER, conseguiu chegar a um entendimento e comparticipar para que as barreiras automáticas fossem colocadas de imediato. A obra implica um investimento de 120 mil euros, suportados pela Câmara Municipal e REFER, empresa pública que gere a rede ferroviária nacional e está a ser executada pela EFACEC–Engenharia e Sistemas. A conclusão dos trabalhos estão programados para o mês de Abril.
A intervenção em Valença, ao Km 128, da Linha do Minho, é considerada prioritária pela REFER e integra um plano nacional de oito passagens de nível sem guarda que serão automatizadas.
O sistema a ser instalado em Cristelo Côvo permite acionar automaticamente as barreiras quando detetada a aproximação de uma composição.
A passagem de nível de Cristelo Côvo localiza-se nas proximidades da cidade de Valença, a 1 Km da estação dos caminhos de ferro, em plena zona urbana, com intenso movimento.
Os acidentes tem-se repetido, nesta travessia sem guarda com 7,5 metros de comprimento, muitos deles mortais.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença "Conseguiu-se um consenso alargado com as diversas entidades para a realização desta obra e evitar as tantas tragédias que ocorreram neste local, nas últimas décadas".
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