sexta-feira, 7 de março de 2014

Valença da a Conhecer Assistência Social Secular

Valença inaugura a exposição "Hospitais, Instituições e Edifícios de Assistência Social em Valença, desde a sua Fundação", domingo 9 de março, às 17h00, no  Núcleo Museológico Municipal.
Desde o século XIII até ao século XX são dadas a conhecer, em exposição, pela primeira vez, as muitas instituições, hospitais e edifícios de marcaram a assistência social em Valença. Esta mostra é, também, um reconhecimento às muitas instituições que, ao longo de séculos,  tem desenvolvido a assistência social no concelho de Valença.
Macas, camas de verga, cadeira de rodas em madeira, almofarizes, material cirúrgico, maca para transporte de doentes nas locomotivas, destacam-se nesta exposição pela sua antiguidade ou raridade.
Na época Medieval, a partir do século XIII aparece referenciado o Hospital Medievo de Fontoura, o Hospital do Castelo de Valença e a Gafaria (para leprosos).
Na Idade Moderna, entre o Séc. XV ao XVIII, aparece a referência à Gafaria de Valença do Minho, à Gafaria de S. Gião, ao Lazareto de Valença  à Casa da Roda com a Roda dos Expostos.
Na época contemporânea surge a referência ao Hospital da Caridade, ao Hospital Militar, ao Hospício dos Órfãos, ao Asilo Apolinário da Fonseca, ao Hospital da Misericórdia e ao Centro de Saúde.
A abertura da exposição contará com notas explicativas dos historiadores valencianos Major Pereira de Castro e Pinto Neves e tudense Ernesto Iglesias.
Para Jorge Salgueiro Mendes, o Presidente da Câmara, “Esta é uma homenagem ao trabalho que as instituições de solidariedade social realizaram e realizam no concelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário