quinta-feira, 6 de março de 2014

Trilhos Pedestres da Eurocidade Valença Tui

A Eurocidade Valença Tui arranca com a temporada de caminhadas da Rede de Percursos Pedestres sábado, 8 de março, com o Trilho da Veiga da Mira. Este é o primeiro percurso de um conjunto de 17 caminhadas programadas para 2014, distribuídas pelas duas cidades.
Percursos circulares à descoberta dos valores patrimoniais e naturais tem cativado, ano após ano, um numero crescentes de amantes da natureza e do turismo ativo, tornando a Eurocidade uma referência no Noroeste Peninsular.  
O Trilho da Veiga da Mira, em Valença, é um percurso de 8 quilómetros, sempre paralelo ao rio Minho com dificuldade fácil. O ponto de partida será às 9 horas portuguesas no Parque da Senhora da Cabeça 
Este percurso segue um itinerário paralelo à linha do caminho ferro e ao rio Minho. No seu trajeto atravessa uma das zonas húmidas mais importantes do Rio Minho, o biótipo da Veiga da Mira.  Trata-se de uma reserva de fauna e flora das mais importantes da bacia do Minho, onde os  pântanos albergam extensas matas de amieiros e onde a fauna, sobretudo, as aves migratórias se destacam. Na área da Veiga da Mira podemos identificar cerca de 11 diferentes habitats. 
No seu percurso será, ainda, possível apreciar a ponte medieval, de fundação romana, da Veiga da Mira, ponto da via romana Per Loca Marítima. Este itinerário interliga, já na sua parte final e inicial, com o troço da marginal fluvial da Sr.ª da Cabeça, bem como da Ecopista do Rio Minho.
O trilho atravessa as freguesias de São Pedro da Torre, Arão e Cristelo Cõvo.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Valença é um destino de turismo de natureza apetecível com uma ampla e diversificada oferta de percursos reforçada com os percursos da Eurocidade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário