quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GOVERNADORES E COMANDANTES DA PRAÇA MILITAR DE VALENÇA I


    A praça militar de Valença do Minho desempenhou um importante papel na História de Portugal pelo seu incomensurável valor estratégico como fortaleza de guerra, de defesa da fronteira fluvial e pelos acontecimentos históricos que ali tiveram lugar. Não se trata de fazer a história do primitivo castelo que Dom Sancho I aqui ergueu, nem das muralhas dionisianos ou da fortaleza e baluartes levantados após a Restauração de 1640, que é chão de outra História.
     Ao longo dos anos fui coligindo aqui e ali, uma vasta compilação de documentos depositados nas catacumbas do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivo Histórico Militar e no Arquivo Distrital de Viana do Castelo. A lista apresentada de governadores e encarregados do Governo da Praça de Valença foi elaborada pacientemente a partir de fontes bibliográficas, assentos paroquiais, testamentos, processos individuais de oficiais e documentação avulsa e dispersa.
     Apesar de necessariamente incompleta, devido à lacuna, dispersão da documentação e complexidade do tema, é um importante contributo para o conhecimento da história militar e das personagens que ocuparam o lugar de governador por despacho ou circunstâncias várias. Os militares em causa estão identicados pela patente e nome civil completo, os anos tentam ser os mais exactos do início e fim da funções. A primeira parte desta listagem nominal diz respeito tão-somente à centúria de Seiscentos.
Jofre de Lima Monteiro Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário